No que é que consiste?

No que é que consiste o projeto de biorresíduos?
Consiste na implementação de um sistema de recolha seletiva de resíduos biodegradáveis.
A partir do dia 1 de janeiro de 2024, de acordo com a Diretiva dos Resíduos de 2018, a recolha seletiva de Biorresíduos ou a sua separação e reciclagem na origem passa a ser obrigatória para todos os municípios portugueses.
As sobras de refeições, cascas de frutas e legumes, folhas e ervas do jardim, habitualmente depositados no contentor indiferenciado, são Biorresíduos, ou seja, resíduos biodegradáveis que podem ser transformados num recurso valioso para o planeta.

É com vista ao cumprimento do objetivo ambiental, que a EMARP, empresa municipal responsável pela recolha de resíduos urbanos no Município de Portimão, irá iniciar, em janeiro de 2022, debaixo da chancela “Portimão Valoriza”, o projeto piloto de recolha seletiva intitulado “Resíduos Orgânicos”, uma vez que incidirá na recolha dos restos de comida, nas zonas do município com maior densidade populacional.
A EMARP, enquadra-se nas metas, medidas e objetivos do país através do sistema multimunicipal do Algarve, a ALGAR, que engloba os 16 municípios algarvios.
Atualmente, medidas como: “Desvio de recicláveis de aterro”, “Desvio de Resíduos Urbanos Biodegradáveis de aterro” e “Eliminação progressiva da deposição direta de Resíduos Urbanos em aterro”, não cumprem com os valores desejáveis. A implementação bem-sucedida do projeto piloto de recolha seletiva de orgânicos permitirá desviar do aterro matérias que são uma mais-valia nos processos de valorização.