Compostagem

Home / Compostagem

O propósito da compostagem é converter o material orgânico, presente nos restos alimentares, e que não está em condições de ser incorporado no solo, num material – o composto – que se poderá utilizar como fertilizante, quando misturado com o solo.

Uma função especialmente relevante do processo de compostagem, a partir de restos alimentares, é a redução do volume dos resíduos, por perda de água dos mesmos, assim como pelo próprio processo de decomposição. A segregação dos restos alimentares e seu desvio para compostagem conduz à redução dos resíduos recolhidos de modo indiferenciado (“lixo comum”), contribuindo para o enriquecimento dos solos e reduzindo a quantidade de resíduos depositados em aterro. E, consequentemente, a nossa pegada ecológica!

Outra função da compostagem é destruir a viabilidade das sementes de infestantes e os microrganismos patogénicos. Este efeito é conseguido através das elevadas temperaturas que se atingem na pilha de compostagem – o “monte de resíduos” que se encontram compostar – fruto da ação microbiana. Estas elevadas temperaturas, rondando os 65ºC a 75ºC, destroem as sementes existentes, assim como vários organismos patogénicos.